HISTÓRIA: “Oi Hebert. Ando muito triste com as pessoas porque toda amizade que tenho um dia me decepciona. A pessoa que eu julgava ser minha melhor amiga espalhou um segredo meu que eu tinha e acabei me afastando dela. Depois disso eu sempre desconfio de alguém que tenta se aproximar, mas não consigo ficar feliz desse jeito. Você tem ideia do que posso fazer para ficar melhor?”
Olá Maria, primeiramente agradeço o contato e a confiança. Primeiro é importante termos em mente que não podemos julgar as pessoas por um ou outro alguém que tivemos contato e nos decepcionamos, pois caso façamos isso estamos correndo o perigo de “por nosso julgamento” estarmos nos isolando sem nem ao menos percebermos.
Assim como tudo na vida é importante vivermos cada etapa no seu tempo. Quando encontramos pessoas, as quais temos afinidade, nos aproximamos, passamos a fazer parte da vida um do outro e de forma natural passamos de “conhecidos” ao sentimento de amizade. Esse elo da construção nos dá a certeza necessária para confiarmos, o que não deveria acontecer, por exemplo, quando forçamos ser amigos de alguém.
Então, é difícil acreditar que AMIGOS VERDADEIROS traiam a confiança um do outro no sentido de denegrir a imagem ou algo semelhante. Caso aconteça é de pensarmos se realmente o que tínhamos era uma amizade ou uma troca de favores e interesses pessoais. Porém, precisamos entender que o título de amigo não confere a alguém o título de perfeição, pois todos continuamos humanos, limitados e imperfeitos, em outras palavras, capazes de errar.
Uma alternativa para que possa vencer esse sentimento de “traição” é, como dito inicialmente, não julgar todos pelos erros de um; ir com calma na construção de novas amizades; e ter muita cautela com quem divide a sua vida. Se bem soubéssemos, as melhores pessoas com quem poderíamos fazer isso (partilha de nossa vida) seriam nossos pais, pois sabemos que o amor deles quer sempre o nosso bem, se bem que isso é outro processo um difícil para juventude...
Maria, caso se feche para o mundo você poderá até evitar decepções, mas nunca saberá o que poderia ter ganho de bom se tivesse arriscado mais uma vez.
Você tem que erguer-se para, possivelmente, cair de novo. A única coisa que não pode acontecer é ficarmos no chão.
Por Herbert Monteiro
E você o que acha? Curta, compartilhe, deixe o seu comentário!
Nenhum comentário :
Postar um comentário