Mostrando postagens com marcador família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador família. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Minha irmã só quer saber dela!


RELATO: Oi Herbert. Achei legal seu blog e quero saber sua opinião em relação a mim. Tenho uma irmã e moramos na mesma casa e é como se ela nem existisse. Acho ela egoísta, só quer saber dela. Nunca nos damos bem e acho difícil mudar e até fico chateada com minha mãe por fazer as vontades dela. Você acha que tem como isso mudar?

Oi Amanda. Agradeço seu contato e acredito que isso pode mudar SIM.
Não há quem negue que dá uma imensa satisfação em ver uma família feliz, bem estruturada e que não tenha “vergonha” de demonstrar amor. Esta satisfação só não existe, por exemplo, quando por experiências pessoais vivemos coisas opostas a isso e sentimos que aquilo também deveria fazer parte de nossa vida, mas por algum motivo não faz.
Então, a partir disso, todos nós gostaríamos de fazer parte de uma família onde AMOR fosse a palavra chave para todas as situações. Seria o ideal, mas não é o que acontece.
Como você entrou em contato é de supor que esta situação incomoda você, e uma forma de ser bem direto para resolver este problema é que uma das partes terá de ceder ao orgulho e apaziguar as coisas, o que neste caso é VOCÊ!
O primeiro passo é reconhecer que o problema não está nela (sua irmã) e sim em ambas. A partir disso você precisa ter coragem de ultrapassar essa barreira que as impedem de serem verdadeiramente irmãs. Ela própria vai “estranhar” suas atitudes, mas é necessário. É perguntar algo que você gostaria da opinião dela (mesmo ela dando uma resposta que não goste), é fazendo um elogio (mesmo que ela ache que não está sendo sincera, já que você não fazia isso), é dando também conselhos (mesmo que ela não peça e você acredite realmente que é para o bem dela), etc. Isso é fácil? De forma alguma!
Será como se você estivesse tentando atravessar uma parede descascando ela com as unhas e do outro lado está a liberdade. Você sabe que é difícil e vai continuar sendo, até que enfim você descobrirá que está livre e feliz, unicamente porque não desistiu.
Quando você der este SIM a si mesma, perceberá que viver como irmãs será tudo o que vocês um dia deveriam ter feito. Vocês continuaram brigando, se desentendendo e tudo mais, porém, perceberão que tudo isso é pequeno comparado ao sentimento que as une.

Palavras chaves para isso: humildade e perseverança!


Deus te abençoe!

E você o que acha? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário e vamos juntos construir esta Bula!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

E quando a família "quebra"?

HISTÓRIA: “Olá Betinho... Tenho algo que está me incomodando a algum tempo... a minha família. Minha avó é uma mulher muito guerreira e dedicada, também sempre foi muito católica. Minha família era um exemplo de "família feliz", onde todos os domingos nos reuníamos para almoçar e orar, eramos todos unidos, mas a algum tempo meus avós ficaram contra meu pai sem motivo algum. Ele foi o único filho dos 8 que estava ao lado deles todos os dias, trabalhando e se esforçando para lhe dar uma vida melhor. Mas agora eu não sei o que fazer, pois meus avós sairam de sua casa e deixaram meu pai lá sozinho, e sem nada, pois até toda co
mida levaram. Minha avó não quer falar com meu pai e vice-versa. Me ajuda...”

Clarice, primeiramente desculpe pela demora na resposta de sua postagem.
Tenho que admitir a você que é um tanto complicado imaginar que houve uma ruptura dos laços entre vocês “sem motivo algum”. Acredito que há três possibilidades para o que aconteceu: 1) Seu pai pode ter feito algo que pra ele foi “comum”, mas não foi aos olhares dos outros; 2) Aconteceu algo entre seu pai e seus avós e você não sabe; 3) Infelizmente alguém fez intriga entre eles (mais precisamente aos ouvidos de seus avós) e acabou, por enquanto, neste fim.
O fato é que ninguém deixaria “do nada” um filho tão esforçado quanto seu pai. Eu não sei sua idade, mas falarei com você como se pudesse agir para mudar a situação ok?
Se foram seus avós que deixaram seu pai, ELES são a fonte de informações para o que aconteceu. Acredito que uma conversa sincera entre VOCÊ e eles poderia dar uma luz do que aconteceu e para isso é importante você deixar claro para eles que independente do que eles digam, isso não vai mudar o sentimento entre vocês (de verdade), pois você está lá pra entender uma situação, não cobrar explicações. Depois desta conversa, independente do que foi dito, é importante fazer o mesmo com seu pai. Só assim você terá um rumo em que possa buscar a paz.
Você mais do que ninguém e independente se tenha obtido as respostas que precisava é um elo muito forte entre eles. Se aconteceu algo ou não, seja ponte para que eles possam, ao menos, manterem contato: um almoço em uma data especial, uma visita sem pretensões, boas recordações de tudo que viveram. É necessário AÇÃO e CORAGEM, pois esperar por esperar não vai trazer resultados neste caso.
A família é a base mais forte de tudo que temos, mas também parece, por vezes, ser ela o elo mais frágil que encontramos. Pela forma como as pessoas agem tudo parece ser motivo de intriga, de indiferença, de falta de respeito e de descuidado com o próximo. O fato é que coloque em sua mente e em seu coração: mesmo que tudo pareça desandar, enquanto uma única pessoa acreditar e agir para o bem, tudo pode ser mudado. As pessoas desistem fácil demais umas das outras. Seja diferente Clarice, e diga: FIZ TUDO QUE PUDE E CONTINUAREI FAZENDO. Não... não é fácil, mas quem disse que a felicidade viria tão facilmente assim?

“A família é um bem necessário para os povos, um fundamento indispensável para a sociedade e um grande tesouro dos esposos durante toda sua vida. É um bem insubstituível para os filhos, que hão de ser fruto do amor, da doação total e generosa dos pais”. Bento XVI

E você? O que acha? Comente, deixe sua opinião, mande seu e-mail. Vamos juntos construir esta Bula!

Por Herbert Monteiro
Foto: Google Imagens